Antes tarde do que nunca

crise-energiaA FALTA DE CHUVA EXPLICA PORQUE A CONTA DE LUZ SUBIU E VAI FICAR MAIS CARA AINDA?

A falta de chuva é só uma parte da explicação. Há outras igualmente importantes. Boa parte do aumento é devida a graves falhas na regulamentação do setor elétrico, em um quadro de atraso na construção de grandes hidroelétricas e de linhas de transmissão, assim como de aumento do consumo em todos os setores, exceto o industria. Tudo isso é somado à falta de realização do dever de casa na eficiência energética.

Quando faltam chuvas – e consequentemente água – nos reservatórios das hidroelétricas, são acionadas termoelétricas movidas a gás natural e cujo funcionamento é mais caro.

O custo de gerar energia elétrica em uma termoelétrica depende da continuidade de sua utilização, ou seja de quantas horas do dia, do mês ou do ano ela funciona. Se a termoelétrica funcionar 24 horas por dia por dez meses do ano, por exemplo, o custo do quilowatt-hora produzido é muito inferior ao do quilowatt-hora produzido pela mesma termoelétrica quando funcionar apenas um mês no ano.

Mesmo assim, as termoelétricas tem sido remuneradas por preços muito acima do seu custo. Isso implica um lucro descomunal para seus donos.

Confira a matéria completa

Fonte: Amigos da Terra

Unicast