Obama apresenta plataforma para combater mudanças climáticas

EUA querem reduzir em 17% emissões de gases do efeito estufa até 2020.Usinas termelétricas emitem mais de um de terço desses gases no país.

Por Elaine Bast

EUA - O presidente Barack Obama apresentou nesta terça-feira (25) uma ambiciosa plataforma para combater mudanças climáticas, começando pelas emissões, nos Estados Unidos, dos gases que provocam o efeito estufa.

A Casa Branca nunca assinou o tratado internacional para diminuir a emissão de dióxido de carbono. Hoje, as usinas termelétricas americanas emitem mais de um de terço dos gases que provocam o efeito estufa no país.

Muitas funcionam com carvão, o que mais polui. Segundo o presidente Barack Obama, os americanos já estão pagando o preço da falta de ação nas questões ambientais. Em 2012, a economia americana teve um prejuízo de US$ 100 bilhões por conta de desastres naturais.

"97% dos cientistas admitem que a ação humana tem impacto no aquecimento global", disse Obama. "Por isso, a questão não é mais se devemos agir, mas sim se teremos coragem de agir antes que seja tarde".

A agência de proteção ambiental americana tem papel importante no novo plano de ação, e deverá estabelecer metas para reduzir a poluição causada pelas usinas que já existem no país. Até a metade do ano que vem, os limites de emissão de dióxido de carbono dessas usinas deverão ser definidos. O plano prevê ainda modernizar a rede elétrica e dar crédito para projetos que tenham como meta substituir o uso do combustível fóssil por energia limpa.

Tendo como base o que era emitido em 2005, a ideia é que os Estados Unidos consigam reduzir em 17% as emissões de gases que causam o efeito estufa até 2020.

Fonte: O Globo

Foto: Barack Obama (www.politico.com)

Unicast