Relatório Especial “Potência Ambiental da Biodiversidade: um caminho inovador para o Brasil”

Press Release

slide1

O Relatório Especial “Potência Ambiental da Biodiversidade: um caminho inovador para o Brasil”, iniciativa conjunta do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) e da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES) analisa a literatura científica a partir: do AR5-IPCCdos Relatórios do PBMC, dos Relatórios do Painel Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos, e da BPBESsobre os impactos à biodiversidade e aos ecossistemas brasileiros e a decorrente vulnerabilidade sócio-ecológica. Além disso, a partir da revisão de estratégias e ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas com base em ecossistemas.

O Sumário para Tomadores de Decisão ressalta que a direção da interação entre biodiversidade, clima e desenvolvimento socioeconômico se alterará ao longo do tempo, de maneira mais ou menos favorável à sociedade brasileira, dependendo da velocidade de transformação do modelo de desenvolvimento atual para um modelo mais sustentável. A persistência de um cenário ‘business-as-usual’, no qual o país continue a se desenvolver com base em energia proveniente de combustíveis fósseis, em contínua expansão da agropecuária sobre os nossos biomas, sem tomar medidas de adaptação às mudanças climáticas, implicará declínio dos sistemas naturais de suporte à vida, aceleração nas mudanças climáticas e impactos negativos sobre o bem-estar humano. O relatório recomenda a redução do desmatamento, manejo florestal, reflorestamento e restauração florestal como principais opções de mitigação ligadas ao setor Agricultura, Florestas e Outros Usos da Terra com efeito positivo sobre a biodiversidade. Destacada também a adaptação às mudanças climáticas baseadas em ecossistemas (AbEcomo um enorme potencial ainda não realizado de combater as mudanças climáticas ao mesmo tempo que impulsiona o desenvolvimento sustentável noBrasil.

O Sumário será lançado na próxima sexta-feira (07/12) na 24ª Conferência das Partes (COP24) da Convenção-Quadro das Nações Unidas, que está acontecendo em Katowice na Polônia. O relatório completo será lançado no dia 19/12 no Rio de Janeiro.

O relatório contou com o apoio da Fundação Grupo Boticário, da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 

Maiores informações: www.pbmc.coppe.ufrj.br

slide2

Unicast