Entrevista sobre o Painel com Andrea Santos

DSC02602Entrevista sobre o Painel
Data: 06/07/2011
Andrea Souza Santos
Secretária Executiva do PBMC
Assessoria de Comunicação (AC)  do PBMC

 Questões:

 1) O que é o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas e no que consiste o Relatório de Avaliação Nacional sobre Mudança Climática?

 O Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas é um organismo científico nacional criado pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia e do Meio Ambiente, que tem como objetivo principal fornecer informações científicas sobre a mudança do clima no país aos tomadores de decisão e a outros interessados no tema.

Os Relatórios de Avaliação consistem em relatórios a serem produzidos pelo Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, que irão apresentar informações técnico-científicas sobre mudanças climáticas a partir de avaliação integrada e objetiva acerca do conhecimento técnico e científico produzido no Brasil e/ou no exterior, sobre causas, efeitos e projeções relacionadas às mudanças climáticas que tenham foco ou relevância para o País por meio da elaboração e publicação periódica.

Os volumes I, II e III do Relatório de Avaliação Nacional correspondem aos trabalhos dos GTs e irão compilar todas as informações científicas disponíveis no Brasil: Grupo de Trabalho I (GTI): avalia os aspectos científicos do sistema climático e suas mudanças; Grupo de Trabalho II (GT2): avalia as vulnerabilidades dos sistemas natural e sócio-econômico, as consequências positivas e negativas das mudanças climáticas, e as opções de adaptação a elas; Grupo de Trabalho III (GT3): avalia as opções para mitigação das mudanças climáticas; e Força-Tarefa em Metodologias de Inventários de emissões de gases de efeito estufa.

 O Painel é a primeira experiência desenvolvida no país que buscará unir e sistematizar o conhecimento existente em uma área específica, em uma única publicação. Atualmente está informação está dispersa em diferentes instituições acadêmicas e de pesquisa.

 2) Qual é a sua importância e seus objetivos?

A principal atividade do PBMC é fornecer periodicamente relatórios de avaliação nacional acerca do estado da arte sobre as alterações climáticas, com foco na regionalização para o Brasil. O seu primeiro relatório "Relatório de Avaliação Nacional – RAN1" deverá ser divulgado em 2012.

 Assim como no IPCC, o PBMC deverá também produz relatórios especiais, especialmente quando solicitado por conferências ou convenções ambientais, como subsidiar o Brasil no âmbito das discussões do SUBSTA (Órgão Subsidiário de Assessoramento Científico e Tecnológico) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, como também políticas ambientais e sobre mudança do clima.

 Relatórios de Avaliação Nacional irão fornecer elementos preciosos para a implementação de políticas no Brasil, como o Plano Nacional sobre Mudança do Clima. Os relatórios técnicos poderão ainda subsidiar o país no desenvolvimento de metodologias nacionalmente apropriadas de monitoramento de emissões e no desenvolvimento de um sistema próprio de monitoramento, auxiliando na verificação da redução de emissões e do alcance das metas dos Planos setoriais de mitigação e da Política Nacional sobre Mudanças Climáticas, como na elaboração de um Plano de Ação Nacional de Adaptação às Mudanças Climáticas (NAPA, sigla em inglês).

 O PBMC apoiará o governo brasileiro com a disponibilização de uma análise integrada das informações sobre mudança do clima, que representará uma sinalização de áreas e temas prioritários para o Brasil, como a identificação das Ações de Mitigação Nacionalmente Adequadas (NAMAs, sigla em inglês) a partir do conhecimento sobre as melhores práticas de redução de emissões setoriais para o Brasil e novas tecnologias para redução de emissões de GEE.

3) Qual será a importância do relatório para a conferência Rio+20 a ser realizada em 2012?

A previsão é divulgar o Primeiro Relatório de Avaliação Nacional (RAN1) sobre Mudança do Clima durante a Conferência internacional Rio+20, a ser realizada em 2012, na cidade do Rio de Janeiro. Com isso, será um momento oportuno para o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas apresentar o RAN1, que subsidiará o Brasil nas políticas públicas e contribuirá com informações regionais sobre mudança do clima, suprindo lacunas do conhecimento observadas nos relatórios do IPCC.

Unicast