‘Estresse térmico’ deixa pessoas mais nervosas nos dias quentes

Sabemos que o calor pode ser uma delícia, principalmente se você trabalha com ar condicionado ou mora perto de locais com muita água.

Entretando, janeiro chegou para os brasileiros com calor intenso e , ao que parece, tem muita gente desconfortável por aí…basta ouvir as reclamações.

Pois saiba que, segundo matéria publicada pelo G1, o calor realmente causa um desconforto que afeta o humor. Existe também outra reação possível que é o estresse térmico.  Ou seja, quando está muito quente, o nosso corpo sente que está sendo agredido e começa a fazer mudanças para se defender. 

“Isso acontece porque os mecanismos que regulam a temperatura têm que agir rápido. Os vasos se dilatam para perder líquido e empurrar o calor para fora. Mas tem que manter a pressão sanguínea, então, o coração bate mais rápido. Com os vasos sanguíneos mais dilatados, a pele começa a eliminar água, numa tentativa de equilibrar a temperatura.”, descreve a matéria

Partindo da informação de que a desidratação afeta coração, rins, cérebro – principalmente nos organismos mais sensíveis, é importante que, principalmente, idosos e crianças, mantenham-se hidratados. Grávidas também merecem atenção especial, explica o médico da Sociedade Brasileira de Medicina de Família, Ademir Lopes Junior.
Leia mais em Conti Outra.

Unicast