Empresas buscam aproximação com academia para discutir mudanças climáticas

Foi realizada no dia 03 de maio de 2013 a Reunião Técnica para Apresentação do Status de Elaboração do Primeiro Relatório de Avaliação Nacional sobre Mudanças Climáticas do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas - PBMC.

O evento ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, no auditório da Coca-Cola, e contou com o apoio do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável - CEBDS e da Coca-Cola Brasil, tendo como objetivo principal apresentar o status de elaboração do Primeiro Relatório de Avaliação (RAN1), composto por 3 volumes: 1 - Base científica das mudanças climáticas, 2 – Impactos, vulnerabilidades e adaptação e, 3 – Mitigação das mudanças climáticas, que trarão uma avaliação do estado da arte do conhecimento científico disponível sobre mudança do clima no Brasil.

Segundo Andréa Santos, Secretária Executiva do PBMC, é importante aproximar as empresas e a academia nas discussões sobre mudanças climáticas. O Primeiro Relatório de Avaliação do PBMC deverá subsidiar políticas e o planejamento das empresas, possibilitando que estas identifiquem riscos e oportunidades para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

De acordo com Marina Grossi, presidente do CEBDS, o Relatório de avaliação sobre mudanças climáticas do PBMC irá contribuir com o setor empresarial possibilitando aprofundar a compreensão do tema. Suzana Kahn, presidente do Comitê Científico do PBMC, informou que o Painel tem o papel de também produzir relatórios sobre temas específicos, buscando assim um aprofundamento de questões relevantes sobre mudança do clima.

O evento contou com a participação de representantes de instituições como a Bayer, Coca-Cola Brasil, Ernst Young, Ipiranga, FBDS, Shell, Eletronuclear, MPX, Allianz Seguros, Eletrobrás, Natura, ThyssenKrupp CSA, Bradesco Seguros, Braskem, CGEE, Itaú Unibanco, Neoenergia, Souza Cruz, Vale, Petrobras, Pepsico, Furnas, Grupo Abril, Ecofrotas, Unimed Brasil, Light entre outras.

O lançamento do RAN1 está previsto para 09 de setembro de 2013, durante a 1ª Conferência Nacional da Rede Clima, INCT-MC e PFPMCG, em São Paulo.

Clique nos ícones para baixar as apresentações:

Apresentação do GT1

Apresentação do GT2

Apresentação do GT3

Unicast