PBMC lança na Rio +20 volume especial sobre as bases científicas das mudanças climáticas

O Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) promoveu, durante a Rio+20, o Workshop intitulado “As mudanças climáticas no Brasil: o Primeiro Relatório de Avaliação Nacional sobre Mudanças Climáticas”, que aconteceu na última quinta-feira, dia 21 de junho de 2012, no Pavilhão da COPPE/UFRJ, no Parque dos Atletas, na Barra da Tijuca.

O Workshop marcou o lançamento de uma publicação especial do Sumário Executivo do Volume 1 do Primeiro Relatório de Avaliação Nacional , uma realização do Grupo de Trabalho 1 (GT1) do PBMC, que constitui as Bases Científicas das Mudanças Climáticas no Brasil com a mediação de Tércio Ambrizzi, coordenador do GT1, e Andrea Santos, Secretária executiva do PBMC. O evento contou com a participação de representantes renomados de instituições de pesquisa e ensino, bem como de autoridades nacionais e internacionais.

A programação do evento compreendeu dois momentos. No primeiro momento a “Mesa de Abertura: A Ciência do Clima” foi presidida pelo Sr. Luiz Pinguelli Rosa, diretor da COPPE/UFRJ, com a participação de Carlos Antônio Levi, Reitor da UFRJ, Carlos Nobre, Presidente do Conselho Diretor do PBMC e Secretário de Políticas e Programas do MCTI, Suzana Kahn Ribeiro, Presidente do Comitê Cientifico PBMC e Subsecretária de Economia Verde do SEA, Alan Charlton, Embaixador Britânico no Brasil, Yvo de Boer, Ex-Secretário Executivo da UNFCCC e Assessor Especial da KPMG e Maryam Shakeela, Ministra de Meio Ambiente das Ilhas Maldivas. Dentre os vários temas abordados os participantes ressaltaram a importância tanto científica quanto política do lançamento do Primeiro Relatório de Avaliação do Painel que tem por objetivo subsidiar políticas públicas por parte dos tomadores de decisão, unindo assim Ciência e Política para enfrentar os desafios das mudanças climáticas no país.

Já no segundo momento o “Painel Científico 1: Base Científica das Mudanças Climáticas no Brasil” a discussão foi presidida pelo Coordenador do GT1 Tércio Ambrizzi (IAG/USP) e contou com a participação dos representantes Paulo Artaxo (IFUSP), Chai Qimin do 3E Laboratory da Universidade de Tsinghua da China e Xu Yinlong do Instituto do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Academia de Ciências da Agricultura na China. Nesse Painel, foram comentados os principais resultados observados e descritos no volume especial lançado pelo GT1. Além disso, por meio da participação das autoridades internacionais, foi possível a troca de experiências quanto ao aprimoramento do processo da elaboração dos Relatórios de Avaliação, a fim de contribuir para o planejamento de ações capazes de atingir os mais diversos setores da sociedade.

O Volume 1 do Primeiro Relatório de Avaliação Nacional (RAN1) reflete o estado da arte das bases científicas das mudanças climáticas no Brasil e resulta do trabalho voluntário de mais de 150 autores, tendo como principal objetivo a avaliação dos aspectos científicos do sistema climático e de suas mudanças observadas e projetadas.

Apesar das incertezas, os resultados dos modelos demonstram de forma satisfatória o clima presente e os cenários climáticos futuros para os diferentes biomas brasileiros, sendo possível contribuir para o planejamento e tomada de decisão na definição e estratégias de adaptação e mitigação por meio desses resultados.

O RAN 1 será composto também pelos Volumes 2 e 3, que avaliam os aspectos de Vulnerabilidades, Impactos e Adaptação às Mudanças Climáticas (do GT2) e Mitigação às Mudanças Climáticas (do GT3). O relatório completo tem previsão de lançamento em outubro deste ano durante a “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia” cujo tema principal é "Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza".

Clique aqui para conferir o Sumário Executivo.

Clique aqui e confira as fotos do evento.