PBMC apresentará na Rio+ 20 o primeiro relatório de avaliação nacional sobre mudanças climáticas

pbmc-base-cientifica-mudancasEm junho deste ano, o Rio de Janeiro sediará a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), durante a qual entidades da sociedade civil e delegações dos estados membros da ONU terão como foco dois temas a serem debatidos: uma economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável. É neste contexto que o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) apresentará o Volume 1 - do Primeiro Relatório de Avaliação Nacional (RAN1), que visa fornecer uma avaliação técnica-científica sobre as mudanças climáticas no Brasil.

O lançamento ocorrerá durante o workshop “As mudanças climáticas no Brasil: O primeiro relatório de avaliação sobre mudanças climáticas”, parceria PBMC e do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia – COPPE/ UFRJ, a realizar-se no dia 21 de junho de 2012, na COPPE/ UFRJ, Rio de Janeiro - RJ.

Segundo Andrea Santos, Secretária Executiva do PBMC, o relatório (nas versões Português, Inglês e Espanhol) deverá subsidiar políticas sobre mudanças climáticas para o Brasil e estimular a cooperação sul-sul especialmente com países da América Latina e em desenvolvimento. A proposta é que a informação regional também seja disponibilizada ao Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas – IPCC, que está produzindo o seu quinto relatório, o IPCC AR5, e tem foco na regionalização das informações sobre clima.

Unicast