Autores do PBMC trabalham na elaboração do Primeiro Relatório de Avaliação Nacional

untitled-2Na última terça-feira (05/07), o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) sediou reunião do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas.

 

O Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) foi criado em 2009, no âmbito de uma portaria interministerial dos Ministérios do Meio Ambiente (MMA) e da Ciência e Tecnologia (MCT), nos moldes do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). O PBMC tem como objetivo reunir, sintetizar e avaliar informações científicas sobre os aspectos relevantes das mudanças climáticas no Brasil.

No dia 05 de julho ocorreu uma reunião de autores do Grupo de Trabalho 2 – que trata dos impactos, vulnerabilidades e adaptação - e o Grupo de Trabalho 3 – da mitigação das mudanças climáticas.

Pela manhã, a reunião teve apresentações dos resumos de cada capítulo para discussões e debates sobre o conteúdo do relatório. À tarde, os grupos de trabalho presentes se reuniram individualmente para os debates.

O PBMC conta com quatro grupos de trabalho (GT) divididos nos temas: ciência de mudanças climáticas; vulnerabilidade, impactos e adaptação às mudanças climáticas; mitigação; e inventário sobre emissões de gases de efeito estufa no país. O assessor técnico do CGEE Antonio Magalhães é um dos coordenadores do GT2.

A iniciativa desses especialistas em organizar um relatório com temas acerca de mudanças climáticas no Brasil é voluntária. A intenção é prover informações técnico- científicas sobre mudanças climáticas no Brasil e também apoiar o IPCC com o fornecimento de informações regionais. O relatório brasileiro será futuramente publicado em português e inglês.

Matéria Original: CGEE

Unicast