Iceberg com mais de 300 km² – quase o tamanho de Belo Horizonte – se solta da Antártica

Eis mais uma prova importante do aquecimento global! Na semana passada, quinta-feira, 13/2, o serviço europeu sobre mudanças climáticas Copernicus divulgou, em seu Twitter, imagens do desprendimento de um grande pedaço de gelo na Ilha Pine.

No post, é possível observar o histórico de imagens feito pelos satélites da ESA, que capturou rachaduras aparecendo e “rapidamente” crescendo ao longo dos dias. “As rachaduras na geleira da Ilha Pine, na Antártica cresceram rapidamente nos últimos dias, como pode ser visto nesta comparação de 2 e 5 de fevereiro de 2020. Ela está perdendo gelo dramaticamente e experimentou uma série de desprendimentos nos últimos 25 anos”, contou o tweet, que pode ser lido no final deste post.

 

 

 

 

O cientista Mark Drinkwater, do Centro de Observação da Terra da Agencia Espacial Europeia (ESA), contou à reportagem da CNN que as imagens revelam que a geleira está respondendo de forma dramática às mudanças climáticas. E acrescentou que as temperaturas mais quentes das águas do oceano e a diminuição de nevascas têm causado ainda mais desequilíbrio no sistema glacial, impedindo que algumas geleiras se recuperem, como aconteceria naturalmente.

Leia completo em Conexão Planeta

Unicast