Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas e a Fundação Grupo Boticário lançam Sumário para Tomadores de Decisão sobre biodiversidade e clima na COP24

img 0364

O Sumário para Tomadores de Decisão do Relatório Especial “Potência Ambiental da Biodiversidade: um caminho inovador para o Brasil”, iniciativa conjunta do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) e da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES), com o apoio da Fundação Grupo Boticário (FGB), foi lançado nesta sexta-feira (07/12) durante a 24ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP24).

Entre as principais mensagens direcionadas aos tomadores de decisão, o relatório destaca que se persistirmos num cenário ‘business-as-usual’, no qual o país continue a se desenvolver com base em energia proveniente de combustíveis fósseis, em contínua expansão da agropecuária sobre os nossos biomas, sem tomar medidas de adaptação às mudanças climáticas, implicará declínio dos sistemas naturais de suporte à vida, aceleração nas mudanças climáticas e impactos negativos sobre o bem-estar humano. O desenvolvimento socioeconômico precisa considerar a manutenção da biodiversidade e a questão das mudanças climáticas.

André Ferreti da Fundação Grupo Boticário (FGB) destacou que a fundação já apoiou 138 projetos sobre clima e biodiversidade, e que os desafios para suprir as lacunas das diversas áreas do conhecimento científico são enormes.

Os autores destacaram que para o Brasil seja de fato uma potência ambiental da biodiversidade, os sistemas econômicos precisam ter como objetivo a melhoria das condições globais de vida e bem-estar ao invés do mero crescimento no fluxo de bens e serviços. “O Brasil tem o desafio de criar uma inovadora bioeconomia baseada na biodiversidade. Essa nova bioeconomia deve assegurar a manutenção dos sistemas naturais”, comentou a Profa. Andréa Santos, Secretária Executiva do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, que foi uma das autoras do relatório.

 

Juliana Ribeiro, também da FGB e autora do relatório trouxe uma mensagem clara de que não é possível avançar nas questões econômicas do país se as mudanças climáticas e a biodiversidade não forem consideradas. O relatório destaca que a biodiversidade é a base da nossa riqueza (capital natural), é vital para a adaptação e a mitigação das mudanças climáticas.


img 0364

img 0364

Unicast