Coppe inaugura Instituto Global para Tecnologias Verdes e Emprego

No mês da concorrida Rio+20 e na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), o Rio de Janeiro dará mais um passo importante para se credenciar como centro de referência em pesquisas de tecnologia para o fomento da chamada economia verde. No dia 4 de junho, às 13 horas, a Coppe/UFRJ inaugura o Instituto Global para Tecnologias Verdes e Emprego, cujo objetivo é ser fonte de subsídio técnico para o governo brasileiro e os programas das Nações Unidas.

Lançado em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro e contando com o apoio do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), o novo instituto, com sede no Parque Tecnológico da Ilha do Fundão, vai integrar ações e atividades desenvolvidas na Coppe/UFRJ voltados para o desenvolvimento sustentável e inclusão social.

São esperados para a inauguração a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; o ministro das Relações Exteriores, Antonio Aguiar Patriota; o governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; o reitor da UFRJ, Calos Antônio Levi; o diretor da Coppe/UFRJ, Luiz Pinguelli Rossa; e o diretor executivo do PNUMA, Achim Steiner, que lançará na ocasião a versão em português do relatório da ONU sobre empregos relacionados a tecnologias sustentáveis.

O instituto será instalado em prédio próprio da Coppe/UFRJ, situado no Parque tecnológico da UFRJ. O prédio também vai abrigar o Painel de Mudanças Climáticas (PBMC) e o Fórum Brasileiro Mudanças Climáticas (FBMC), ambos já sediados na Coppe, dedicados a estudos sobre o clima e o aquecimento global. Os laboratórios da Coppe fornecerão a necessária infraestrutura técnica para os estudos e a investigação técnica necessária para o aprofundamento dos temas priorizados pelo instituto.

Assim como a inauguração do novo instituto da Coppe, a economia será pauta de outros eventos comemorativos do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado este ano sob o tema “Economia Verde: ele te inclui” e tendo o Brasil, pela segunda vez, como país-sede, 20 anos depois da Conferência da ONU que ficou conhecida como a Rio-92.

A Coppe/UFRJ e a Sustentabilidade

Há mais de duas décadas a Coppe se dedica a pesquisas ligadas aos temas ambientais e de inclusão social. Nos anos 90, criou o primeiro curso de Doutorado em Planejamento Energético e Ambiental do país. De 1992 a 2012, a instituição contribuiu com centenas de pesquisas e soluções tecnológicas voltadas para a sustentabilidade. Para mostrar ao público algumas dessas tecnologias e soluções, a Coppe programou o evento O futuro sustentável – Tecnologia e inovação para uma economia verde e a erradicação da pobreza, que será realizado durante a Rio+20, de 13 a 24 de junho. A programação inclui conferências na Cidade Universitária e uma grande exposição no Parque dos Atletas nas quais serão abordados os temas: clima, energia, oceanos, cidades sustentáveis e erradicação da pobreza.

A Coppe será o único centro de ensino e pesquisa presente no Parque dos Atletas, área próxima ao local onde será realizada a conferência oficial, no Riocentro. Como apoio de instituições parceiras, a Coppe apresentará 12 projetos tecnológicos inovadores, apresentados em uma exposição interativa e multimídia, de 240 metros quadrados.

Paralelamente, no auditório da Coppe na Cidade Universitária, ocorrerão conferências e debates com nomes do pensamento acadêmico, econômico e político, ambientalistas e formadores de opinião. A programação na Cidade Universitária será realizada nos dias 13, 14, 15, 18 e 19 de junho.

Fonte: Planeta Coppe 

Unicast