Friburgo será sede de seminário sobre desastres ambientais na próxima semana

banner-dest-ecoserraUm valoroso debate sobre os desastres ambientais em tempos de mudanças climáticas ocorrerá na próxima semana, na região serrana do Estado do Rio de Janeiro. Promovido pela Firjan e Sebrae, em parceria com o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas e COPPE/UFRJ, evento acontece de 22 a 25 de maio no Senai Nova Friburgo e é considerado preparatório para a Rio+20. Sete áreas que necessitam de atenção prioritária da sociedade e governos - postos de trabalho decentes, energia, cidades sustentáveis, segurança alimentar e agricultura sustentável, água, oceanos e prontidão de desastres – compõem o elenco de temas preparatórios para a Rio+20. A questão “desastres ambientais” é considerada de extrema importância para o Estado do Rio de Janeiro, já que ocorreu o maior desastre climático do País. O assunto estará em pauta em Nova Friburgo, no Fórum Eco Serra, que acontece na próxima semana, de 22 a 25 de maio, no Senai Nova Friburgo (Rua kprescé Eugenio Muller, 220, centro).

O workshop "Desastres Ambientais em tempos de mudanças climáticas" será no dia 24 de maio, dentro do Fórum Eco Serra, que contempla outra série de atividades e palestras diárias sobre meio-ambiente.

Nesse dia, a partir das 9h, especialistas nacionais e internacionais debaterão o tema “Adaptação aos Desastres”, cujo conteúdo servirá de subsídio para a abordagem do assunto na Rio+20. “É importante chamar a atenção da sociedade e governos para a importância de trabalhar a adaptação aos desastres e minimizar as perdas. Os países pobres, que são os mais vulneráveis, possuem baixa capacidade de se adaptar e sofrerão ainda mais com uma possível mudança climática futura. A resiliência - capacidade de pessoas e lugares se ajustarem a esses impactos e se recuperarem rapidamente - é possível”, explica Andréa Santos, do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas.

A importância do conhecimento das vulnerabilidades, divulgação de alguns exemplos de medidas de adaptação, impactos e remediação de desastres (apresentação de medidas pós-eventos climáticos) e planejamento para situação extremas estão entre os temas do workshop. A experiência de chefes do Corpo de Bombeiros da Dinamarca e do Reino Unido, que participarão do evento, deverá contribuir para ajudar a dimensionar as ações possíveis.

“Esse é um evento muito importante para Nova Friburgo. Nosso objetivo é destacar, no workshop, a redução dos impactos das mudanças climáticas, uma discussão preparatória para a abordagem do tema na Rio+20. Chamo a atenção também para as palestras do Fórum Eco Serra, onde serão discutidos temas como resíduos sólidos e licenciamento ambiental”, afirma Vicente Bastos, conselheiro da Firjan e idealizador do evento.

Da School of the Built and Natural Enviroment, da Universidade de Northumbria, no Reino Unido, virá o Dr. Komal Raj Aryal. John Hindmarch, chefe do Corpo de Bombeiros do Reino Unido, com 35 anos de experiência na Tyne and Wear Fire and Rescue Service, e Keith Trotter, da mesma corporação, com 27 anos de trabalho, também serão palestrantes no workshop. Kim Lintrup, também chefe do Corpo de Bombeiros, com 22 anos de experiência, virá da Dinamarca.

Outras presenças confirmadas são: Andrea Santos, secretária executiva do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC); Sergio Simões, secretário estadual de Saúde e Defesa Civil do estado Rio; Paulo Canedo, da COPPE/UFRJ; Andrea Young, do CEPAGRI-UNICAMP – GT2 do PBMC; Professora Nazareth Solino, da UFF, entre outros. No dia 25, alguns palestrantes farão uma visita técnica sobrevoando áreas atingidas pelo desastre da Região Serrana em janeiro de 2011.

O Fórum Eco Serra é uma realização da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) e Sebrae, com patrocínio da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), CEA (Centro de Educação Ambiental), EBMA, Energisa, Holcim, Lafarge, Votorantim. Apoio do PBMC, Sindanf, Sindgraf, Sindmetal, Sinduscon, Sindvest e Prefeitura de Nova Friburgo.

Unicast