Matas nebulares podem ser particularmente vulneráveis às mudanças climáticas

0.593081001332862655 cloudforest picO México poderia perder cerca de 70% de suas florestas nebulares devido às mudanças climáticas até 2080, de acordo com uma nova pesquisa publicada na Nature Climate Change, que tem implicações para as matas nebulares do mundo todo.

“Dada a pequena tolerância ambiental das florestas nebulares, o medo é que as mudanças climáticas induzidas pelo homem constituam um perigo ainda maior [do que o desmatamento] em um futuro próximo”, diz o principal autor, Rocío Ponce-Reyes, do Centro ARC de Excelência para Decisões Ambientais (CEED) e da Universidade de Queensland, em um comunicado à imprensa.

As matas nebulares são geralmente definidas como florestas tropicais que crescem em uma altitude de mais de 2.500-3.000 metros de elevação, onde a floresta recebe a maioria de sua umidade da neblina. Ecossistemas únicos, as matas nebulares abrigam muitas espécies não encontradas em nenhum outro lugar, incluindo uma grande variedade de orquídeas, beija-flores e anfíbios.

Pesquisadores descobriram que o aumento das temperaturas e mudanças climáticas poderiam devastar 11.685 quilômetros das florestas nebulares do México, o equivalente a 69% de todo o bioma atualmente. No entanto, as notícias são ainda piores: a maioria das matas nebulares do México (88%) continuam desprotegidas e vulneráveis a desmatamento e degradação.

Se florestas desprotegidas forem derrubadas e os impactos das mudanças climáticas afetarem o resto como previsto, o México poderia perder 99% de suas matas nebulares e a maioria de suas espécies.

Os pesquisadores escrevem que “ações imediatas” são necessárias para proteger as florestas nebulares que parecem mais resistentes aos impactos das mudanças climáticas.

“Nossa análise indica que uma área chave para proteção imediata é a Serra Juárez em Oaxaca. Essa área contém muitas espécies endêmicas e espera-se que retenha fragmentos relativamente grandes de matas nebulares apesar das mudanças climáticas rápidas”, escrevem os pesquisadores. Atualmente, 22 espécies ameaçadas são encontradas na Serra Juárez.

“Se medidas corakprescas não forem tomadas logo para reduzir a concentração de gases do efeito estufa, essas florestas pouco provavelmente sobreviverão em sua forma presente, com pouco de sua diversidade atual, ao longo do século XXI”, alertam os cientistas.

O estudo levanta questões maiores sobre as matas nebulares no mundo todo: se 69% das florestas nebulares do México são vulneráveis às mudanças climáticas, e as outras florestas nebulares da América Central, América do Sul, África subsaariana, sudeste da Ásia e do arquipélago malaio?

Infelizmente, apesar de abrigar uma riqueza de espécies endêmicas e desconhecidas, as matas nebulares continuam pouco estudadas pelos pesquisadores, e estão desaparecendo rapidamente devido à conversão para plantações e pasto, assim como para a exploração de madeira. 

CITAÇÃO: Rocío Ponce-Reyes, Víctor-Hugo Reynoso-Rosales, James E. M. Watson, Jeremy Van Der Wal, Richard A. Fuller, Robert L. Pressey and Hugh P. Possingham. Vulnerability of cloud forest reserves in Mexico to climate change. Nature Climate Change. 2012.

Traduzido por Jéssica Lipinski
Leia o original no Mongabay (inglês)

 

 

Fonte: http://www.institutocarbonobrasil.org.br

Unicast