Mudança do clima impacta primeiro espécies nativas, diz estudo

Dificuldade de adaptação pode extinguir animais e vegetais de microáreas. Pesquisa diz ainda que mortalidade de espécies pode estar subestimada.

amazonasEspécies animais e vegetais de regiões tropicais, como a Amazônia, seriam afetadas primeiramente, segundo estudo. (Foto: Divulgação)

Espécies nativas, que vivem em áreas específicas, podem ser as primeiras a desaparecer devido à mudança climática, indica uma pesquisa feita por cientistas dos Estados Unidos, divulgada nesta quarta-feira (4).

Segundo os autores, especialistas em biologia das Universidades de Connecticut e de Washington, estudos já realizados e que abordam o aquecimento global não contemplariam interações que já ocorrem na biodiversidade (animais e vegetais), como a movimentação e competição entre espécies. Tais fatores não considerados até então podem subestimar a extinção de espécies.

De acordo com Mark Urban, principal responsável pelo estudo, já existem provas de que animais e plantas já se movem em resposta às alterações no clima.

Ele cita como exemplo que, devido à elevação da temperatura, espécies que não podem receber calor devem se deslocar para altitudes mais elevadas, onde o frio é predominante. Entretanto, de acordo com os cientistas, nem todas as espécies conseguirão se dispersar rapidamente e podem morrer por isso, tendo seu lugar ocupado por outra espécie.

Modelos

De acordo com um sistema matemático desenvolvido nesta pesquisa, animais endêmicos e que só existem em regiões específicas poderão ser extintos mais rapidamente devido à dificuldade de dispersão.

Em regiões tropicais do planeta, o que incluiria a América do Sul (e o Brasil), poderiam ser afetadas diretamente pelas alterações climáticas.

Fonte: G1
http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/01/mudanca-do-clima-impacta-primeiro-especies-nativas-diz-estudo.html

Unicast