Rio+20 pode ajudar Brasil a erradicar a miséria

miseria 3Os países que se reunirão na Rio+20 terão a difícil tarefa de encontrar alternativas para o combate à miséria, que só no Brasil atinge 16,27 milhões de pessoas. O desafio amenta ainda mais quando se constata que 6% da população mora em assentamentos irregulares, ocupações de terras e favelas. São 11,4 milhões de brasileiros vivendo em condições precárias, locais de risco, e sem acesso a serviços públicos básicos.

Segundo o estudo Assistência Social - Percepção sobre pobreza: causas e soluções, realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), os brasileiros não estão otimistas quanto à possibilidade de erradicação da pobreza no País. 48,5% dos entrevistados não acreditam que o Brasil consiga acabar o problema nos próximos anos.

A pesquisa também mostra que, para a maioria dos brasileiros, os motivos que levam a população à situação de pobreza devem ser resolvidos pelo Estado, já que são de natureza estrutural e não individual. 29,4% dos entrevistados apontam o desemprego como a principal causa da baixa renda no Brasil. Em seguida, vem a dificuldade de acesso e a falta de qualidade da educação (18,4%) além da corrupção (16,8%). De acordo com as informações do estudo, apenas 2,8% dos entrevistados apontam a preguiça ou comodismo como causa do problema.

Entre as sugestões para melhorar a renda no País, as mais mencionadas na pesquisa são a criação de empregos (31,4%) e a melhoria da qualidade da educação (23,3%). Entretanto, apesar da percepção social de uma necessidade de geração de empregos, o País vai bem nessa área. A taxa de desemprego caiu para 5,2% no mês de novembro, algo histórico - para se ter uma ideia, na Espanha o índice está em 22%. É o menor patamar já registrado pela Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), desde que a medição começou a ser feita, em 2002.

Uma oportunidade para avançarmos na superação dessas questões é a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorre em junho do ano que vem. A Rio+20 terá como tema principal a transição do sistema atual para uma economia inclusiva e responsável. A intenção é mudar o quadro e investir esforços para um tipo de desenvolvimento econômico que seja acompanhado por desenvolvimento ambiental e social, com melhor distribuição de renda, qualidade de educação e democratização de serviços básicos.

SABRINA BEVILACQUA
Direto de São Paulo

Unicast