Painel brasileiro vai estudar mudanças climáticas

CC-iceburgBRASÍLIA - Por iniciativa dos ministérios da Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente o governo resolveu criar o "Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas", formado por cientistas de diversas áreas. Nesta terça-feira, foi realizada a primeira reunião do painel que vai se debruçar sobre as vulnerabilidades e impactos do aquecimento global no país.

- O painel será formado por cientistas que trabalham em várias áreas e vai trazer informações sobre o que esta acontecendo no Brasil - explicou o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Resende.

- O Brasil é o primeiro país em desenvolvimento que cria um painel nos moldes do IPCC. Não para confrontar, mas para complementar - disse o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, em referência ao Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, braço científico da ONU.

Minc disse que é importante ter cientistas brasileiros estudando os problemas que o aumento da temperatura do planeta causará em regiões como o Nordeste brasileiro e o litoral. Ele citou um estudo que indica que o Nordeste pode perder 1/3 de sua economia até o final do século se a temperatura aumentar mais de dois graus centígrados.

O ministro falou também sobre o compromisso que o Brasil assumiu de cortar até 39% de suas emissões de gases estufas com relação a uma projeção do que será emitido pelo país em 2020. Segundo ele, o compromisso será "pra valer" porque será regulamentado por lei.

- As metas brasileiras são voluntárias e obrigatórias. Voluntárias porque são frutos de uma vontade autônoma do governo. E, obrigatória, porque vão estar na lei e são pra valer.

O painel brasileiro foi criado por uma portaria interministerial em 25 de setembro.

Fonte: O Globo
http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2009/11/24/painel-brasileiro-vai-estudar-mudancas-climaticas-914901716.asp

Unicast