Impacto das mudanças climáticas intensificam incêndios na Califórnia

Começaram na última quinta-feira (8) na Califórnia, Estados Unidos, incêndios florestais que já são considerados os maiores da história do estado. O fogo teve início em três focos diferentes que atingiu grandes extensões no norte e sul do estado e causou a morte 31 pessoas e desaparecimento de mais de 200 outras.

Especialistas apontaram que as mudanças climáticas causaram impactos que fizeram as chamas se alastrarem mais rápida e destrutivamente. O estado da Califórnia passa por uma seca anormal que faz a vegetação ficar mais propensa a queimar e espalhar o fogo, assim como os ventos secos que carregam o fogo e aumentam a velocidade e área de destruição.

“Vários chamas de movimentos rápidos estão produzindo enormes plumas de fumaça e ameaçando várias comunidades na Califórnia.” (NASA Earth via Twitter)

Daryl Osby, chefe do corpor de bombeiros de Los Angeles, capital do estado, disse à CNN que não há uma previsão de melhora sobre os impactos das mudanças climáticas em incêndios como estes tão cedo. “Como é evidente no Camp Fire no norte da Califórnia – que é maior do que isso, mais estruturas foram perdidas, mais vidas foram perdidas – é evidente a partir dessa situação em todo o estado que estamos em mudança climática e vão permanecer aqui por um futuro previsível”, disse Osby.

Leia Completo em Clima Vivo

Unicast